Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

sábado, 13 de dezembro de 2014

Espada Que Sangra

Espada Que Sangra, de Nuno Ferreira chegou cá a casa pouco tempo depois do seu lançamento, cedido amavelmente pela Chiado Editora. Recordo-me de começar a "ouvir" falar no livro algures no Cantinho do Fiacha, onde rapidamente se uniram esforços para ajudar na divulgação e em pouco tempo começaram a surgir opiniões de vários leitores. Quem me acompanha, terá reparado que há algum tempo publiquei uma entrevista feita ao autor, redigida pela minha querida Su (que também lhe despertou o amor, um tanto adormecido, pelo jornalismo). A quem interesse, podem ler a entrevista através deste link.

Na altura que li a entrevista, pela primeira vez, fiquei com a estranha sensação de que estava a ouvir uma simples conversa de café, entre o Nuno e a Su, tanto pela forma como ela conduz a entrevista, como pela forma cativante com que o Nuno nos fala sobre o livro e como tudo começou. 

Só hoje terminei o livro, em boa parte porque o Fiacha recomendou que o degustasse como se de um bom Vinho do Porto se tratasse, saboreando cada palavra. E assim o fiz, também porque percebi a "ressaca" com que outros leitores ficaram depois de terminar a leitura e quis adiar o mesmo destino para mim. Por outro lado, também devo dizer-vos que esta não é uma leitura fácil. Não só pelo tamanho do livro (que é bem grandote) mas pela riqueza do seu conteúdo. Em Espada Que Sangra descobrimos um mundo diferente de tudo aquilo que conhecemos, mas cuja intriga e jogos de poder nos lembram um simples romance histórico. Vi alguns leitores que compararam o estilo do Nuno a outros autores de renome, como George R. R. Martin. Neste campo acabo por não me poder pronunciar, pois ainda não tive oportunidade de ler a maior parte dos autores referidos, mas se o Nuno se inspirou de facto neles, aposto que vou gostar.

Como já referi lá atrás, o livro é muito rico em detalhes. O Nuno começa por nos dar a conhecer o universo em que a acção decorre, desde o tempo da sua criação, passando pela evolução das espécies, a emancipação da raça humana, e aproveita todas as oportunidades por nos dar a conhecer mais um pouco do cenário que imaginou. As personagens também são mais que muitas e ainda que se debruce mais sobre os personagens principais (como é óbvio), o autor não perdeu a oportunidade de nos ir contando um pouco da história dos personagens secundários que vão surgindo. Percebe-se que todos os personagens têm o seu objectivo na história, tal como peões num jogo de xadrez, e não me recordo de um personagem que seja que tenha sido desvalorizado. 

Quando iniciei a leitura e percebi o que me esperava, pensei que alguns detalhes caíssem por terra. Seria normal, pois sendo o primeiro livro do autor espera-se sempre alguma inexperiência, que haja falhas e que as críticas até possam ser mais negativas que positivas. E a verdade é que, com tanto personagem relevante para a história a ser desenvolvido, contava encontrar algumas pontas soltas ou detalhes que acabassem esquecidos. Mas nada disso! É frequente encontrarmos pelo livro, a cada oportunidade que o autor achou pertinente, mais informações sobre este novo mundo. Seja alguma lenda sobre os deuses, histórias de batalhas antigas e despojos de guerra, reis de dinastias distantes, segredos desvendados do passado das personagens... Enfim, não lhe escapou nada e só me resta admitir que não consigo imaginar o trabalhão que deve ter dado passar esta história para o papel. 

Em relação aos personagens principais, eu confesso que me encantei com as duas personagens femininas: a Hamsha e a Ezzila. Ambas mulheres com personalidade forte, passados difíceis (em especial a Hamsha) e que vivem um tanto oprimidas num mundo de homens, onde a sede de poder leva às maiores atrocidades. Fiquei com pena de não conhecer mais da Ezzila ao longo deste volume, pois senti que a história abordou mais o rei Hymadher e a sua Espada. Adorei a Hamsha, e tenho muita curiosidade para saber o que o futuro lhe trará. E quanto aos personagens masculinos, gostei do Gorón. Não por ele ser um amor de pessoa, mas porque é um personagem que me intriga. Quero muito descobrir o seu propósito na história e o que o seu passado ainda nos esconde. 

A quem queira começar a ler o livro, deixo também algumas recomendações!

  • Em primeiro lugar não se assustem com a leitura ao inicio. Custa um pouco a entrar em Zallar, mas depois de nos habituarmos à escrita do autor e começarmos a conhecer a história, vale bem a pena.
  • Em segundo, sugiro que se façam acompanhar de uma folha de rascunho para irem apontando, pelo menos, o nome dos personagens e as sua função na história. Eu não o fiz e a verdade é que não deixei de perceber o que se estava a passar por causa disso, mas se não fosse o Nuno e o Fiacha, alguns detalhes tinham-me passado ao lado.
  • Por último, vão encontrar algumas cenas que acabam por não ser desenvolvidas neste volume. Assim de repende, estou a lembrar-me de uma cena misteriosa, logo ao inicio, onde se fala de um ovo. O dito ovo aparece mais ao final, mas não nos é revelado nada acerca da sua função. Não desesperem, de certeza que o Nuno não se vai esquecer de explicar tudo nos próximos livros.
Com isto, resta-me dar os parabéns ao Nuno pela sua estreia e torço para que consigas publicar a continuação da saga, como a idealizaste. Eu cá ficarei à espera do segundo volume.


52 comentários:

  1. Olá :)

    Também me apercebi deste livro no cantinho do Fiacha :), mo entanto, ainda não tive oportunidade de o ler. Gostei muito de ler a tua opinião, que reforçou de certa forma que TENHO mesmo de ler o livro!

    Boas viagens,
    Rosana
    http://bloguinhasparadise.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosana :)

      Fico contente por ter conseguido insentivar-te a ler o livro. Vale muito a pena e até custa a acreditar que é o primeiro livro do autor. Quando tiveres oportunidade de ler não te esqueças de partilhar a tua opinião. O Nuno agradece :)

      Boas leituras!

      Eliminar
    2. Ora muito bem, fico contente por ter ajudado a malta a ficar cativada pelo livro, vale bem a pena, lê Rossana que não te vais arrepender :D

      Bjs

      Eliminar
    3. Agora faço-te companhia na ressaca :S

      Eliminar
    4. Ois,

      Bem grande comentario sem duvida, muito contente por teres gostado e sem duvida que há aqui coisas que à primeira vista não nos apercebemos, mas que com a ajuda do Nuno acabamos por perceber ehehe

      Essa parte do ovo é sem duvida um dos enigmas, o que vai sair dali e estou muito curioso por saber sobre o futuro da Hamsha (das minhas persoanagens preferidas, obviamente) pois aquela mordida pode ainda vir a ser desenvolvida, vamos ver (não quero comentat muito por causa dos spoilers :P )

      O mundo é vasto sem duvida, mas penso que se virmos bem o Nuno não alargou o arco demasiado, para não se perder, tens um nucleo de persoangens que são os principais, depois podem é ir a locais misteriosos, mas será sempre a partir da visão deles que iremos saber de mais coisas :D

      Espero muito de Ezzila, terá obviamente mais destaque neste segundo volume, o titulo do livro sugere isso e mesmo o nosso amigo vilão (defende os seus interesses apenas isso) tem potencial e é astuto, penso que como inicio de saga está muito bom ehehehe e a um nível muito alto, gostei bastante ;)

      Já merecias ler mais uns capitulos a ver se o Nuno trata disso agora é ressacar e ter esperança que 2015 seja o ano de publicação do "Garras Gélidas" penso que este comentario foi mais uma importante ajuda, parabens ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    5. ahahah estás por aqui, pois já te falei disso mais em baixo, mereces ser recompensada por este excelente post :D

      Eliminar
    6. Como vês, estava mesmo inspirada ontem.

      A questão do ovo e a sociedade Sem Voz que são referidos muito por alto, ainda são um mistério. Mas já que a sociedade sem voz aparece em Hildgard e no próximo livro vamos conhecer melhor a Ezzila, também devemos perceber melhor o seu intuito.

      Realmente, o mundo é vasto e o Nuno só nos fala naquilo que vai efectivamente cruzando os personagens. Sejam as aldeias por onde passam ou os personagens secundários. Mas se o Nuno quiser pode fazer como o Martin e desenvolver outras histórias em Zallar. Contos, por exemplo.

      O final da Ezzila neste primeiro livro é muito interessante e mal posso esperar por saber o que acontece a seguir. Quanto à Hamsha, o Nuno já me disse que ela ainda ia sofrer muito. Eu gosto dela, mas não sei se é a minha personagem favorita. Tenho que descobrir mais, para escolher algum para essa categoria.

      Para inicio de saga e para primeiro livro do autor, está muito bom sem dúvida. Quanto a "mais alguns capitulos" já está tratado :) Estou à espera que o Nuno me envie. Depois já posso ir comentando contigo.

      bejnhos

      Eliminar
    7. Vamos ver como vai desenvolver o enredo, tenho esperança de conhecer outros universos e penso que vem ai umas coisas interessantes é esperar :D

      Gostei dos misterios dos indios (ainda vão ter algum papel importante penso, alias vai haver mais informação sobre uma personagem que pode ser muito importante para este enredo todo, no inicio do proximo livro) e gostei daqueles Vultos Negros penso que tem olhos amarelos, vamos ver o que dali sai ;)

      Eliminar
    8. Estás a falar da antiga protegida do rei Ozzilar, não? Quanto aos indígenas, pelo que percebi têm uma espécie de aliança com Goron, por isso devem ter um propósito importante.

      Eliminar
    9. Há uma personagem, que agora não me lembro o nome, que foi viver para junto dos Indios e que se julga morta.

      Há uns sonhos estranhos que aparecem numa personagem que tem a ver com ela....muito pode passar por esta misteriosa personagem, que nem sei se não será filha dele :D

      Eliminar
    10. tambem eu, misterios por aqui não faltam :D

      Eliminar
  2. Saudações amiga :)

    Começo por deixar o comentario efetuado pelo nosso amigo Nuno que estranhamente não está a conseguir comentar aqui :)

    "Ola Sofia, por alguma estranha razão não estou a conseguir comentar no teu blogue, mas deixo aqui a mensagem que queria escrever lá: Olha s, só te posso dizer que depois de um dia tão complicado como foi o meu hoje, não me podias ter dado melhor prenda. Fiquei muito contente que tenhas gostado do livro, e quanto à Ezzila será muito desenvolvida no 2.o volume. histórias como a do ovo ou o mistério em torno da Sociedade SemVoz também serão exploradas. A identidade do velho Larny também será revelada e atenção, poucas coisas são como parecem xD (eu a estimular a ressaca) xD Beijinho e obrigado pela mensagem, está muito completa."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia!

      Já agora obrigado. Já me tinha lembrado de o copiar e colar aqui num comentário meu, mas assim é melhor. Hoje o Nuno vai andar a divulgar o livro também :) Vamos esperar que corra tudo bem

      Eliminar
    2. Sim é verdade e esperemos que venda muito ehehe, o mais importante até para espalhar a obra :D

      Não esqueças de ir comentar à Wook :P

      Eliminar
    3. Ahhhhh já não me lembrava!!! Vou já tratar disso

      Eliminar
    4. Acho muito bem, trabalho determinante para promover o livro do Nuno, a ver se em Setembro de 2015 temos livro ca fora :D

      Eliminar
    5. E eu que prometi logo que deixava na wook... Se não me dissesses já não me lembrava

      Eliminar
  3. Olá Sofia!

    Gostei muito da tua opinião! Tenho o meu exemplar ali na estante há um tempinho e ainda não peguei nele. Mas penso que estará para breve. Desejo as maiores felicidades e sucessos ao Nuno =)

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      O tamanho dele assusta um bocadinho, mas é uma boa aposta. Quando tiveres oportunidade de ler não te esqueças de partilhar a tua opinião.

      beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
    2. Ai a Maria faz falta para estas especulações ehehe, a ver se ela o lê :D

      Eliminar
  4. Obrigado por todos os comentários :-)
    Quanto a este comentário do amigo Fiacha: "Há uma personagem, que agora não me lembro o nome, que foi viver para junto dos Indios e que se julga morta.
    Há uns sonhos estranhos que aparecem numa personagem que tem a ver com ela....muito pode passar por esta misteriosa personagem, que nem sei se não será filha dele :D"
    , acho que estás a viajar um bocadinho. xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mau! Não me digas que o Fiacha está a tentar despistar-me.... Hum....

      Eliminar
  5. Penso que ele apenas não empregou as palavras corretas, o que pode levar a interpretações um pouquinho surreais xD Ele está a referir-se a uma personagem que alegadamente foi estuprada e morta pelos índios (não foi viver para junto deles) e não me parece que a pessoa que tem sonhos com ela seja o pai, uma vez que é mais novo do que ela ahahah.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah a ressaca é tão grande que já troca a história toda :)

      Eliminar
  6. lol

    Bem mereces estas palavras de apoio Nuno e sim é essa personagem mesmo, ali está um grande misterio e quem sabe determinante para o que ai vem :D

    Por acaso tenho mais uns capitulos por ler a ver se arranjo um tempinho para ler ehehe, a ver se ele te envia tambem para ficarmos em igualdade :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou à espera. Também já me sinto ressacada. Depois dá para irmos comentando

      Eliminar
    2. Sim temos mesmo que tratar disso, tens que voltar a Zallar e olha que os primeiros capitulos estão Upa Upa, tal como acabaram os do primeiro volume, bons ;)

      Eliminar
    3. Opa, não me digas isso! vou ficar a ressacar imenso...

      Eliminar
    4. Fala com o Nuno, não acredito que te diga não :D

      Eliminar
    5. Boa eheheh somos bem tratados, agora lê e depois falamos, mas vais gostar ;)

      Eliminar
    6. Eu depois vou comunicando :) Em principio logo já começo, depois da corrida e do jantar.

      Eliminar
    7. Ai mas que bem mesmo com este frio não prescinde da corrida :D

      Eliminar
    8. Olha que tenho ido com muito sacrifício. E quando chove não vou mesmo! eheh

      Eliminar
  7. Spi, muito boa opinião (ainda não tinha aqui registado devidamente o que achei)! A minha, depois do "clique" de ontem como te confessei vai ser similar à tua. Este "livrinho" bem merece ser lido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai que fixe Su, curioso por saber a tua opinião :D

      Eliminar
    2. Também estou curiosa para saber o que achas da leitura. Até ao final ainda vais ter muito para descobrir. Obrigado por teres registado a tua passagem por aqui :)

      Eliminar
    3. Assim que acabar coloco logo. De nada, Spi! :D

      Eliminar
  8. Ainda há pouco comentei no blogue do fiacha que gostava muito ler este livro no próximo ano!
    Obrigada pelas recomendações!
    Vou ter em atenção
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sem dúvida uma boa aposta para o próximo ano. Além disso o Nuno agradece a divulgação e gosta sempre de ir vendo as opiniões. Não sei se já tiveste oportunidade de falar com ele no Cantinho do Fiacha, mas é muito simpático e acessível.

      Espero que gostes do livro, quando tiveres oportunidade, e ficarei à espera de ler a tua opinião :)

      Eliminar
  9. Já li a opinião. Mais uma opinião super positiva YAY
    Fevereiro...em Fevereiro atiro-me a ele :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa! Eu espero que gostes, mas já sabes: não te assustes ao inicio. Acho que o Nuno já disponibilizou no blog dele uma lista com todos os personagens e o seu desempenho na história, porque vais encontrar muitas personagens e é possível que em alguns momentos te percas. Mas vale muito a pena :) Fico à espera de ver a tua opinião

      Eliminar
    2. Não sabia disso da lista o,O vou ter isso em consideração :D Grazzi!!

      Eliminar
    3. É mais simples do que ires apontando, como eu recomendo na opinião. Qualquer coisa também podes sempre falar com o Nuno, que é super simpático e acessível.

      Eliminar
    4. Já vi isso >.< Ele comentou a foto que postei no instagram e foi super gente fina :)

      Eliminar
    5. Ele é impecável :) Quando eu estive a ler ia-me perguntando se estava a gostar e tirava-me algumas dúvidas que iam surgindo. Super simpático, se precisares não te envergonhes!

      Eliminar
    6. Hoje em dia, toda a gente entra na minha cabeça... tststst... estava mesmo a pensar no "tenho vergonhaaa >.< "

      Eliminar
    7. Ahahahah olha que giro! Mas a sério, não te envergonhes. É possivel que ele ainda passe pelo youtube a dizer alguma coisa no teu video.

      Eliminar
    8. Vá não fiques corada! O moço não morde (possivelmente!)

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)