Descobri este método no ano passado a partir do blog da Mónica e na altura adorei a ideia. Estava a trabalhar e, mesmo estando em casa dos papás, fica sempre bem ir dado uma ajuda com algumas despesas. À conta disso, acabava por precisar de gerir melhor o meu ordenado. Era muito frequente ter aquela sensação de não saber exactamente para onde foi o dinheiro, sabem? Dava-me a volta à cabeça...
Então não pensei duas vezes e nesse mesmo dia fui a uma loja da China à procura de ideias para organizar o meu sistema de envelopes. Estava com ideia de comprar uma caixinha ou algo semelhante onde pudesse organizar a papelada, mas quando lá cheguei encontrei uma solução mais simples e mais económica.
Encontrei daquelas pastinhas tipo harmónica, mas em versão pequena, onde os envelopes cabem na perfeição. E comprei um pacote de envelopes brancos, simples. No final saiu bem mais barato do que comprar a tal caixa e sei lá que mais...
Lá dentro organizei cada separador por categorias que correspondem às ditas despesas. Por exemplo alimentação, despesas do carro, despesas de casa... etc... Há também quem reserve uma parte para guardar os cupões e talões de desconto dos super mercados...
Neste momento não preciso de tanta categoria até porque não tenho muitas despesas. Mas ainda assim, tenho que fazer ginástica com o fantástico subsídio de desemprego e convém ter uma pequena noção dos gastos. E se ainda por cima conseguir fazer uma poupança, tanto melhor.
Será que há para ali alguma nota esquecida?? |
A parte da organização é muito simples, mas sei perfeitamente que há muitas pessoas que não têm paciência para estas coisas. Em primeiro lugar é preciso definir quais são as despesas mensais fixas que costumam ser pagas por multibanco e qual o respectivo valor. Assim já sei que esse montante tem que ficar na conta e não lhe posso mexer. O restante será usado na respectiva organização do orçamento mensal. Para quem queira usar este sistema nas despesas de casa, digo-vos já que é uma excelente forma de gerir o dinheiro. Enquanto o utilizei desta forma, conseguia poupar e saber melhor onde estava a desperdiçar dinheiro. Por exemplo, em relação a mercearias e produtos para a casa, basta ter mais ou menos uma ideia de quanto se gasta por mês, guardam o valor no envelope e tentam seguir esse orçamento da melhor forma possível. Neste tema das poupanças, o blog da Mónica é muito bom e dá ideias muito úteis que vale a pena aplicar no dia-a-dia.
Este ano vou apenas usar o sistema para fazer poupanças. Por exemplo, em Dezembro é o mês da inspecção do carro, do imposto de circulação e provavelmente também vou ter que lhe comprar uns sapatos novos. Como sei mais ou menos quanto é que isto tudo me vai ficar, divido esse valor pelos 11 meses que me restam e o resultado dessa conta é o valor que terei que por de parte todos os meses para não ficar apertada no final do ano. E assim, aos poucos, vou juntando dentro do respectivo envelope.
E quem fala em despesas de carro fala também, por exemplo, na prenda de anos do namorado ou nos próximos saldos. Um bocadinho todos os meses, não custa tanto.
Como podem ver é um sistema bem simples e prático de nos organizarmos. Quando adoptei este método deixei um envelope vazio com o nome "livros/revistas". Já estão mesmo a ver qual era a ideia, mas eu nunca a consegui por em prática. Acho que esse envelope ficou sempre vazio, coitado... Este ano quero tentar mudar isso, já que não vou estar a fazer grandes despesas em livros. Porque não por um x por mês, na eventualidade de aparecer alguma promoção ou mesmo alguma loucura?
Ois,
ResponderEliminarBem nada como termos as coisas planeadas, mesmo que depois não resulte mas é já um passo :)
A prenda ao namorado é que podias fazer de forma diferente, na altura dás-lhe muitos beijinhos e ele fica muito feliz eheheh
Gostei da ideia, sou muito desorganizado, homens :P
Bjs
Ao inicio é normal que haja falhas, mas é uma questão de ir adaptando o sistema. Normalmente as pessoas nem têm noção exacta de quanto gastam nesta ou naquela despesa e assim já começam a ficar com uma ideia. Na altura deu-me muito jeito.
EliminarOh coitadinho, já lhe dei isso no Natal. Não pode receber sempre o mesmo.... Mas como também nunca sei o que lhe dar, estava a pensar ir juntando e depois vejo o que ele precisa, na altura.
Os homens são sempre assim :P
beijinhos
Escandalizas-me só no natal deste muitos beijinhos aos namorado ? para mim é todos os dias natal :D
EliminarOlha isto é como o deixar de fumar, há que nos ir preparando para o fazer, o mais imporrtante e só assim se consegue, logo fazes bem ires planificando é um passo de gigante por concretizares os objetivos ;)
Não, coitadinho... Mas oficialmente foi a prenda dele. Também disse-me sempre que não queria nada!
EliminarMais nada, é isso mesmo!
Nada como recebermos muito carinho, isso é a melhor prenda :D
EliminarTenho que pensar num sistema destes, mais a mais com o novo sistema de IRS em que temos que guardar muita fatura ;)
Sem dúvida que sim :)
EliminarAinda não vi muito bem isso, mas também tenho que começar a pedir facturas de tudo... Deixa lá ver no que dá
Sim sim pede que pode vir a dar jeito e mesmo para os teus pais ;)
ResponderEliminarSim, e este ano devo ter que fazer juntamente com eles. Não me posso esquecer disso
EliminarOra vês a imçortância e o bom de se ter um blog :D
Eliminaré verdade, doutra forma não tinha com quem falar de finanças ehehe
EliminarOlá!
ResponderEliminarMuito organizada!! Estou a gostar desta ideia! Gosto sempre de ideias criativas e novas para podermos poupar!
Beijinhos e boa sorte para o teu mealheiro!
Olá!
EliminarIdeias criativas para poupar é mesmo o que mais se encontra no blog da Mónica. Ultimamente ela não tem publicado nada de novo, mas a publicações antigas são muito interessantes. Adoro estas coisas :)
beijinhos e se sempre fizeres um, boa sorte também :)