Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

A Retirada - A Primeira Derrota de Hitler, de Michael Jones

Michael Jones destaca-se na literatura pelos seus livros de conteúdo histórico, onde é evidente a minúcia do trabalho de pesquisa. A Retirada, tal como o próprio nome indica, é o relato da primeira derrota sofrida pelas tropas de Adolf Hitler, ao tentar dobrar Moscovo, em plena 2ª Guerra Mundial.

A tarefa de escrever uma opinião sobre este livro não é nada fácil, especialmente porque saí da minha zona de conforto mas ler sobre a 2ª Guerra Mundial é algo que me fascina particularmente. Nem sei ao certo porquê. Talvez por preferir estar ciente das crueldades de que o ser humano é capaz e isso é coisa que não falta neste período da História. Além disso, os relatos detalhados das tácticas militares e dos avanços/ recuos das tropas tornam o livro muito maçudo, obrigando a uma leitura mais lenta e paciente. 

O livro baseia-se em diários que Michael Jones conseguiu recuperar junto de familiares de ex-militares que participaram na batalha na Frente Oriental. Nota-se que a função destes diários, nas mãos dos respectivos donos, era mais do que manter o registo dos acontecimentos do dia a dia em tempo de Guerra. Chegam a ter um papel terapêutico, registando em tom de desabafo os horrores que os olhos retinham. O frio insuportável, as parcas condições nos acampamentos, a escassez de provisões, a tortura e as mortes desnecessárias...

Apesar da descrição de acontecimentos mais chocantes e das pontuais comparações com os avanços de Napoleão Bonaparte no mesmo território - que Hitler tomou como um exemplo a não seguir - o autor consegue manter um relato imparcial dos factos, não tomando o partido das tropas aliadas, nem denegrindo de alguma forma o exército alemão. 

Não é uma leitura fácil nem fluída, tanto pela narrativa como pelas cenas mais chocantes, mas é daqueles livros que nos ensinam sempre mais alguma coisa. É verdade que me custou a terminá-lo, já contava com isso desde o início, mas esta sensação final é recompensadora. 

Já leram mais algum livro de Michael Jones?


4 comentários:

  1. Olá, Spi,
    Vale a pena pelo conhecimento, pelos vistos :D olha, voltei a essa época. Comecei ontem o "A Bibliotecária de Auschwitz" xD
    beijnhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,

      Andamos muito em torno dessa época. Quero muito ler esse livro também. Depois conta se é bom :-)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Sofia,
    Já li o "Cerco de Leningrado" para o projecto "Leituras do Holocausto" e gostei. Este ainda não conhecia.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  3. Olá Sofia,
    Não conhecia o livro mas gosto bastante de ler sobre a temática da 2ªGuerra Mundial e o Holocausto. E parece ser uma opção interessante.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)