Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Martim Vilim da Melroeira, de Francisco Queiroz

Martim Vilim da Melroeira, é um livro infantil da autoria de Francisco Queiroz e ilustrado por Marta Vilarinho Freitas, editado recentemente pela Chiado Editora. 

Como o nome da história sugere, Martim Vilim é um melro muito negro que vivia numa melroeira próxima de um castelo português.  Cresce num planalto pacífico e muito verde, onde conhece todos os outros melros e até algumas aves diferentes que por lá passam. Desde muito cedo que a mãe lhe conta histórias da família e, da mesma forma que nós podemos consultar fotografias antigas, a mãe de Martim mostrava-lhe as bicadas que os seus antepassados deixaram nos trocos das árvores. 

Apesar de ser feliz na melroeira, certo dia Martim Vilim decide que está na altura de viajar e conhecer outros animais que não sejam iguais a si próprio, com penas muito negras e bicos laranja. Parte em direcção ao sol, para não se deixar apanhar pela noite e pelo caminho vai conhecendo novos amigos que lhe contam histórias de animais estranhos que já conhecerem noutros sítios. A curiosidade de Martim perante tais criaturas ajuda-o a decidir novos rumos na sua viagem, que o levam aos vários cantos do mundo. 

 Os contos infantis são uma excelente forma de ensinar valores às crianças. Por muito que os pais e os professores ensinem no dia a dia, acredito que através de pequenas histórias que puxem também pela imaginação, seja mais simples assimilar certas lições. Martim Vilim da Melroeira é um livro com ilustrações muito bonitas e que ensina sobre os valores da amizade e o respeito pela diferença - valores que são cada vez mais importantes na sociedade actual. É um livro que gostei muito de ler, por ser uma leitura mais leve mas também por ter uma história muito bonita. 

Leitura recomendada para todas as idades :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)