Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

terça-feira, 29 de maio de 2018

As Faces de Victória Bergman - Trilogia, Erik Axl Sund

Agora que começo a recuperar a minha rotina de leitora, bem como o gosto de ler livro atrás de livro, ainda noto uma certa dificuldade em vir até aqui e escrever algo que se pareça com uma opinião. Sempre ouvi dizer que a arte de escrever deve ser trabalhada como um músculo e é mais que certo....

Para me facilitar um bocadinho a vida, e também por uma questão de lógica, resolvi condensar a opinião da trilogia num só post, para evitar largar alguns spoilers pelo meio. 

Portanto, como podem ter percebido, A Rapariga-Corvo, de Erik Axl Sund, foi o livro que me trouxe de volta do estado letárgico em que me encontrava. Precisava de um livro marcante, cativante e se possível, que chocasse. Recordo-me de estar parada em frente à estante, à espera que algum livro saltasse à vista. E lá estava ele, à espera desde 2015. 

A história encaixa nas categorias de Drama/ Policial, que estou convencida que seja a especialidade dos autores nórdicos.

Quando surgem crianças mumificadas em vários pontos de Estocolmo, a agente Jeanette Kihlberg é a responsável pela investigação destes macabros assassinatos. O estado de conservação das crianças, bem como a evidência dos maus tratos e mutilações sofridas ainda em vida, são descritos de uma forma muito directa e crua, tornando a leitura bastante apelativa, mas também difícil em alguns momentos. Para além das dificuldades que Jeanette e a sua equipa encontram para identificar as vítimas, cedo percebem que se tratam de crianças que "ninguém perdeu", o que encaminha a investigação para a possibilidade de se tratar de tráfico humano, pedofilia e pornografia infantil. 

Lá está, não é nada fácil escrever sobre esta trilogia sem entrar em spoilers... O próprio conceito de "as faces de Victória Bergman", anunciado na capa como um sub-título, é algo que deve ser descoberto ao longo da leitura, pois nem tudo é o que parece. E não somos só nós, leitores, a levantar o véu a uma série de mistérios. Os assassinatos das crianças mumificadas dão o mote para algo maior. 

A verdade é que não podia ter escolhido melhor. Esta é uma série que marca, talvez para toda a vida. Só o final deixou a desejar e não fez jus ao trabalho que os autores foram construindo desde o início. Ficaram pontas "mal atadas" como se de repente lhes desse a pressa para acabar a história. Não me importava nada de ter mais 200 páginas se isso significasse deixar tudo arrumadinho, como a construção da história fazia prever.

Em diversas ocasiões me passou pela cabeça que esta trilogia daria uma boa adaptação para tv. Nada de filmes! Se assim já o final da história foi contado quase de fugida, nem quero imaginar os cortes que isto levava se passasse para o grande ecrã. Eu acompanharia esta série, sem dúvida :)



Outras sugestões de leitura:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)