Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Opinião - Um Pequeno Favor, Darcey Bell [Bertrand Editora]


Sim, a amizade pode revelar-se muito perigosa.

Um Pequeno Favor, de Darcey Bell foi cedido pela Bertrand Editora para opinião no blogue.

Tudo começa com um pequeno favor. Emily e Stephanie são melhores amigas e como tal, partilham as tarefas que dizem respeito aos seus dois filhos. As boleias para casa, as brincadeiras e as actividades fora da escola, são planeadas de forma a que a agenda preenchida de Emily não prive o seu filho Nicky de ter uma infância feliz.

As história complica-se quando Emily desaparece, logo depois de pedir a Stephanie o favor de levar Nicky para sua casa, depois da escola, para que possa resolver um problema inesperado no trabalho. Nessa noite, Stephanie tenta manter a calma, convencendo-se que talvez não tenha percebido bem o pedido da amiga. Talvez Emily tenha pedido explicitamente que Nicky ficasse com Miles nessa noite, e Stephanie, que nem uma tonta, não percebeu. No dia seguinte, ainda sem sinais de Emily e com Nicky cada vez mais impaciente, é altura de entrar em pânico.  

Apesar do drama, não consegui sentir empatia por nenhuma personagem. Gostei apenas do feitio bitchie da Emily. Seja como for, quando as peças do puzzle começaram a encaixar, ainda tive pena de Stephanie pelo papel que desempenha no meio da história. A sua ingenuidade torna-a muito influenciável. Mas depois de ter as cartas todas na mesa, permanecer "no jogo" e permitir que continue a ser manipulada, já é pura burrice. 

Outra coisa que quase me fez atirar o livro ao ar, foi a referência às impressões digitais entre gémeos serem iguais, tal como o ADN. Percebo que a autora não tenha formação na área científica, mas esta questão era facilmente esclarecida com uma breve pesquisa no Google. Para que duas pessoas tenham as mesmas impressões digitais, teriam que ser clones. Mesmo entre gémeos verdadeiros as impressões digitais são sempre diferentes. Ao lerem o livro percebem porque é que este aspecto acaba por ser relevante. 

Fora isto tudo, posso dizer que gostei muito do livro. Com um relato feito alternadamente pelos personagens e através de posts da Stephanie no seu blogue, a leitura torna-se bastante fluída e quando nos apercebemos já passámos o meio do livro e é difícil pousá-lo. Em Outubro é frequente recorrermos a leituras mais assustadoras, em alusão ao Dia das Bruxas, e apesar de eu andar afastada (ou mesmo saturada) de desafios e leituras temáticas, Um Pequeno Favor é uma excelente escolha para esta altura. Especialmente para quem tem uma TBR enorme pela frente e quer ler algo que seja bom e, ao mesmo tempo, que nos prenda à leitura de tal forma que rapidamente viramos a última página.

Se o livro poderia estar mais bem trabalho em certos detalhes? Claro que sim. Mas pelo que percebi este é o primeiro livro da autora, portanto não acho que tenha feito um trabalho tão mau quanto isso. 

A adaptação cinematográfica estreou em Portugal a 20 de Setembro. Ainda não tive oportunidade de ver mais do que o trailer, mas acho que a escolha de actrizes está muito boa. Consegui imaginar perfeitamente ao longo da leitura a Blake Lively no seu papel de Emily, com as roupas elegantes de quem trabalha no ramo da moda e a Anna Kendrick sentada ao computador, a escrever posts para as "Mães" de todo o mundo. 




Outros posts sugeridos:








1 comentário:

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)