Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

sábado, 24 de janeiro de 2015

Os Pilares da Terra - Volume II

Nos últimos dias tenho andado desaparecida. Não apenas do blogger, mas também do Facebook. Cheguei a um ponto em que não me permiti a mais distracções e o meu objectivo passou a ser exclusivamente terminar este livro. Com isto deixei a leitura conjunta de A Cativa, de Manuel Alves, um pouco esquecida e sei que não devo conseguir ir a tempo de recuperar a terceira fase da leitura, mas prometo que vou ver o que consigo fazer este fim de semana e recuperar o tempo para terminar dentro do prazo. Mas perdoem-me isto tudo: foi por uma boa causa!

Aviso já: estou com um feeling que esta opinião se vai alongar, mas nem poderia ser doutra forma. Sinto que devo fazer justiça a este livro. Quem me segue, sabe que já lá vai algum tempo desde que li o primeiro volume dos Pilares. Deixo-vos aqui o link para a respectiva opinião. A leitura desse primeiro volume começou por ser atribulada pois não me conseguiu cativar e acabou por voltar para a estante. Mas durante os meses que lá ficou, esteve sempre a pesar-me na consciência. Não houve vez alguma que não me aproximasse da estante para escolher um novo livro, que os meus olhos não se prendessem n'Os Pilares da Terra. Um dia ganhei coragem e fui em frente. Terminei a leitura quase no final de 2013 e entretanto lá passou 2014 e o segundo volume ficou na estante à espera, em boa parte porque eu tinha medo de lhe pegar e de não me sentir motivada, como aconteceu da primeira vez. Mas graças ao desafio deste mês, que me "obriga" a ler pelo menos um Romance Histórico, era muita cobardia da minha parte deixar passar a oportunidade de terminar esta história. 

O início revelou-se novamente atribulado, mas não pelos motivos que eu estava à espera. A verdade é que já me escapavam muitos detalhes do livro anterior  e em alguns momentos tive dificuldade em reconhecer os personagens. Mas tudo acabou por ir ao sítio. Para além disto, retomamos a narrativa com o fofinho do William que, por inúmeros motivos, me conseguiu dar a volta ao estômago. Estava desejosa por saber novidades da Aliena, do Tom Pedreiro e do Prior Philip, e acabo por ter que começar com o William........ Mas ok, leu-se e em pouco tempo já estava envolvida na leitura.

Não me vou alongar com muitos detalhes do que vai acontecendo pois isso iria originar spoilers e eu prefiro convidar-vos a ler o livro. Ou melhor, os livros. Continuo a achar os livros um pouco maçudos e descritivos, mas a verdade é que sem isso não teríamos esta obra monumental, tal como a capa do livro promete. É graças a esta escrita minuciosa que conhecemos ao pormenor todos os personagens, tenham eles maior ou menor destaque na história, bem como a História de Inglaterra na época retratada. Nada foi deixado ao acaso e até ao final da narrativa, todas as pontas soltas se unem.

Se no primeiro volume temos o Tom Pedreiro como um dos personagens centrais da narrativa, neste volume tudo vai girar em torno do seu enteado, o Jack, destinado a grandes obras. Adorei acompanhar o crescimento deste miúdo da floresta, a tornar-se num homem inteligente, perspicaz, apaixonado e lutador. E muito mais podia ficar aqui a escrever sobre o Jack e a Aliena, que às vezes é uma parva, mas no fundo conquistou-me, só que os spoilers.... 

Nos últimos dois anos, Ken Follett tem vindo a ganhar destaque na minha estante, à semelhança do que acontece com o Murakami. São sem dúvida os autores que maior espaço ocupam aqui em casa. Bastou-me apenas ler o primeiro volume dos Pilares para começar a investir mais no autor e a qualquer momento posso ler mais alguma obra sua. Adorei a escrita do autor que se torna tão transparente e consegue transmitir-nos na perfeição o que os personagens estão a sentir. O romance entre a Aliena e o Jack, por exemplo, mexeu comigo. Foi a primeira vez que senti realmente que o que estava escrito, estava de facto a acontecer. Quais Nora's quais quê!! Isto sim... O mesmo aconteceu com as atrocidades cometidas pelo William, que em muitos momentos me deram vontade de passar à frente só para não presenciar a sua barbaridade. E pela primeira vez, um livro fez-me vir as lágrimas ao olhos. Aconteceu mais que uma vez mas a mais marcante foi, sem dúvida, o momento em que uma das personagens principais morre. Além de ter sido uma enorme surpresa, era uma personagem por quem sentia um certo carinho. Enfim...

Resta-me apenas referir alguns pontos negativos, que me fizeram abominar a leitura em alguns momentos e que julgo que se prendam exclusivamente com a tradução feita. O primeiro aspecto é a repetição constante da palavra "contudo". De vez em quando lá aparecia um "todavia", mas sem dúvida que o "contudo" é uma bengala linguística. Cheguei a contar esta palavra cinco vezes na mesma página.... Irra! 
Outra coisa que me fez ir aos arames era a repetição constante da expressão "de quando em vez". Nunca, nem uma única vez, vi no livro a expressão "de vez em quando". É que nem sequer de vez em quando... Zero! Vão dizer-me que na versão original o Follett escreveu "every while in a once"?? O que eu sei é que quem usa e abusa dessa expressão é mesmo a Ana Garcia Martins, do blog a Pipoca Mais Doce e claro que não condeno a senhora por isso, está no seu pleno direito. De quando em vez lá vejo alguma blogger a imitar-lhe a proeza, mas até abrir este livro nunca tinha passado daí. Lá fui verificar a data da minha edição e o sexo do tradutor e confirma-se: data da tradução 2007, tradutor do sexo feminino. Tendo em conta que o blog da Ana já existe há 11 anos, comprova-se que se trata de uma das suas afincadas seguidoras... Epa, não é por nada, mas se pagamos uma pequena fortuna por um livro de Ken Follett (que pagamos mesmo!), o mínimo que esperamos encontrar é uma boa tradução do mesmo e quando isso não acontece perco as estribeiras... Um erro por outro já se sabe que é normal aparecer, mas ver as mesmas expressões a repetir-se vezes e vezes sem conta.... epa...

Com isto fiquei ainda com mais vontade de ter na minha estante os dois volumes de Um Mundo Sem Fim, que não se trata exactamente de uma continuação d'Os Pilares da Terra, mas a acção decorre no mesmo cenário, passados 200 anos. Vou continuar a minha busca por esses livros a um preço fofinho, busca essa que já dura há dois anos, mas cá hão-de chegar!

Dou também por terminado o desafio do mês de Janeiro (pela parte que me toca, claro - a Su ainda não terminou a leitura dela). Ainda ia a tempo de pegar em mais um Romance Histórico, mas prefiro acabar o mês com A Cativa e também com o livro de Ray Bradbury, para a parceria com a Bizâncio. Em relação ao desafio para Fevereiro posso dizer-vos que eu e a Su já alinhavámos um plano de leitura e devemos fazer a troca de livros ainda este mês. Depois contamo-vos tudo!



Amanhã irá regressar tudo ao ritmo normal (são neste momento 3h da manhã, enquanto escrevo esta opinião) e nessa altura vou então visitar os meus blogs habituais - tenho muita coisa para ir comentar!! Agora vou dormir. Hasta!

16 comentários:

  1. Bem, mas que grande opinião :D
    O livro parece ser mesmo muito bom, eu comecei a leitura dos Pilares e terminei a primeira parte considerando-o um dos melhores livros que já tinha lido... mas a verdade é que o li em digital ainda nem tinha tablet e foram sempre aparecendo outras coisas. Passaram-se anos e ainda não arranjei coragem para acabar a história completa, porque são muitas páginas e não ando definitivamente, voltado para romances históricos.
    Eu acho que este ano vai ser complicado ler Follet, tenho lido todos os anos e preciso de uma pausa sabática dele, como fiz o ano passado com Martin e Cornwell. Mas irei acabar a história. :P
    Quanto à expressão "de quando em vez", eu sempre a ouvi. Não sejas mazinha em dizer que a tradutora é seguidora da Pipoca Mais Doce por causa disso, não sabes!
    :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu avisei que estava inspirada e que ia sair um post enorme! eheh

      Oh Nuno, tens que acabar a segunda parte, então. Eu percebo, não são leituras leves e por muito que se saiba que a história é boa, parece que vamos sempre adiando. Mas se tens possibilidade de ler em ebook, melhor - os livros são caros que baste!! Tu leste o primeiro volume no pc? Isso é que acho que não conseguia... 3 pontos para a paciência!

      Faz a tua pausa de Follett e quando resolveres voltar, pega neste e pronto! Eu não sei se ainda vou ler mais algum dele este ano, mas ando a ganhar coragem para pegar na trilogia do século.

      Opa, eu não quero ser mázinha, mas a verdade é que me irritou um bocado estar sempre escrito dessa forma. Podiam ter variado para não enjoar... Mas tá bem, não acuso mais a senhora de ser seguidora da Pipoca! :D

      Eliminar
    2. :D

      Sim, eu li e apesar de adorar a história custou-me ler por isso mesmo, ter lido no pc. Foi um bocado difícil, o que também ajuda a que vá adiando a continuação. Mas hei de ler :P
      Eheh, eu também tento ter cuidado a escrever para não repetir muitas vezes a mesma palavra. Às vezes lá calha, mas faz parte do trabalho de revisão ter atenção a isso. :)

      Eliminar
    3. Pois tá claro! Um livro daquele tamanho, que ainda por cima é maçudo e ainda o leste no pc, tinha mesmo que custar... Olha eu tive sorte de ter conseguido comprar os dois volumes juntos, em segunda mão. Ficaram-me a 30 euros os dois. Se não fosse assim ainda não os tinha lido, de certeza.

      Eu sei que quem está a escrever nem sempre se apercebe que está a repetir-se. A minha maior bengala é o "já". Quando dou por mim já o escrevi umas quantas vezes... Pior do que a repetição da dita expressão só mesmo o tal "contudo". Há tanta forma diferente de dizer "contudo", podiam ir variando um bocadinho...

      Eliminar
  2. Gostei imenso dos livros, e da minissérie.
    Do autor também gostei muito do "Terceiro Gémeo", conheces?

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Denise!

      Também tenho cá a mini série para ver, estava mesmo só à espera de acabar o livro, claro. Conheço e tenho cá em casa, mas ainda não li. Esse é policial, não é?

      Eliminar
  3. Ois,

    Bem isso é que foi, tinha a certeza que ias adorar este segundo livro que nos mostra um Jack fantástico eu bem que avisei ehehe

    Um grande escritor pena os seus livros serem tão caros, mas valeu bem a pena neste caso, adorei :D

    Bjs, boas leituras e bom fim de semana :)

    PS: Ai como eu ando com o Manuel, nem lhe toquei ainda na 3 fase :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Opa, pois foi... Sem dúvida que foi bem melhor que o primeiro livro. Adorei o Jack! Bem dizias...

      Este escritor está a tornar-se num dos meus favoritos de sempre. Qualquer tenho que começar a trilogia do século :)

      Ai também eu... ontem comecei o do Bradbury mas também li só dois contos. Durante a semana tenho que acabar o do Manuel.

      beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar
    2. Ui essa trilogia vai dar luta, é bem grande ehehe, mas pelo que tenho visto com muita qualidade ;)

      Eliminar
    3. Ui se vai... Os livris são todos enormes, mas se estiver escrito como os pilares, deve valer bem a pena. Mas claro, apetece-me começar essa trilogia, mas há que ser realista... Duvido que lhe pegue tão cedo, ainda para mais com tanto por ler :)

      Eliminar
    4. Estou contigo caso venha a ler será mesmo na versão digital, mas não para já ;)

      Que tal o livro que estás a ler do Barbary ?

      Eliminar
  4. Olá!

    Não li os livros mas vi a série e adorei. Adorei. Os livros acredito que sejam igualmente bons!

    Também já li alguns dele e gostei sempre. Já posso dizer que é um autor que gosto bastante.

    Parabéns pela teres completado do desafio de Janeiro!

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura!

      Olha eu já não posso dizer o mesmo... Comecei ontem a ver a serie e parei. Notei tantas diferenças com o livro que acabei por não gostar. Nem uma actriz com caracóis para o papel de Aliena arranjaram... Ainda não decidi se continuo a ver.

      Por isso, se gostaste da série, lê os livros que me parecem bem melhores :)

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  5. Spi, adorei a tua opinião! Deixaste-me com vontade de pegar também nos Pilares da Terra. Lá mais para a frente arrisco acabar o primeiro volume (no mínimo).

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ena Ena!! Vá coragem e vai lendo aos poucos. Eu tive que recomeçar o primeiro assim: um bocadinho todos os dias. Depois ficou interessante e já não custou

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)